data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Mateus de Brito Nagel (Divulgação)
Dois alunos do curso de Administração da Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma) estiveram nesta quinta-feira na Câmara de Vereadores para apresentação à presidente da Casa, Cida Brizola (Progressistas), Dr.ª Cida, de um projeto para diminuir gastos com folhas de papel e copos descartáveis utilizados pelo Legislativo. Na ocasião, Abraão da Silva e Ana Santos, ambos do 6º semestre do curso, mostraram a iniciativa, parte da avaliação final da disciplina de Gestão Ambiental. Abraão conta que a ideia surgiu em aula, e a dupla foi incentivada pela professora Letícia Gomes dos Santos,a aplicar os conceitos apresentados em alguma instituição do setor público ou privado.
- Ficamos muito felizes com o resultado, porque acreditamos que a Câmara deve ser um exemplo em todos os âmbitos.Depois de um levantamento de dados, em um período de seis meses, verificamos que o gasto mensal era de cerca de 80 mil folhas e 6 mil copos, o que é um número altíssimo. Nos foi garantido que algumas medidas serão implantadas para reduzir esse gasto - disse o estudante.
Prefeitura chama 20 concursados aprovados em 2017
Letícia, professora que acompanhou e orientou o trabalho, acrescentou que a preocupação com o meio ambiente é fundamental na área administrativa.
- Muitas vezes, o gestor só pensa na parte econômica, mas é preciso levar em consideração os três pilares ambientais, do ambiental em si, do econômico e do social.
De acordo com Abraão, serão cerca de 30 a 40 dias para que o projeto "Adote uma caneca" seja implementado na Casa. A ideia é que cada servidor leve sua própria caneca, visando à diminuição do uso de copos descartáveis, que devem ser disponibilizados apenas para o público externo. Além disso, a informatização de documentos e a assinatura digital devem reduzir em 50% os gastos com folhas de papel no Legislativo.
Além da professora da disciplina, acompanharam os estudantes os professores Mateus Nagel e Veridiane Souza, coordenadora de Administração da Fisma. Segundo o Legislativo, objetivo da iniciativa é tornar o Parlamento uma referência em sustentabilidade e responsabilidade com o dinheiro público.